Barata Alemãzinha

barata-alemazinha

(Blatella germânica)

Campeã de proliferação, sobrevivente por hábito, freqüentadora das melhores cozinhas, dos melhores Hotéis e das melhores mesas em todo o mundo, as pequenas baratas alemanzinhas constituem-se, sem sombra de dúvida, na praga doméstica que maior
preocupação traz aos proprietários.

A popularmente chamada barata alemanzinha que, no Brasil recebe outros nomes como francesinha” ou ainda “paulistinha”, pode ser diferenciada das demais espécies de baratas pelo seu pequeno tamanho (1,2 a 1,6 cm de comprimento) e por possuir duas faixas mais escuras no escudo protetor da cabeça, sua cor marrom amarelado-claro
As femêas carregam consigo o estojo de ovos ( chamado ooteca ) até quase o momento da eclosão e produzem de quatro a oito ootecas durante sua vida. Dentro de cada uma delas, existem de 36 a 44 novas baratinhas que num período entre 15 e 28 dias após sua formação inicial, saem da ooteca. Há cerca de seis ou sete estágios ninfais até a idade adulta; esse período varia de 02 a 03 meses, dependendo das condições ambientais e outros fatores como uma dieta favorável. A duração da fase adulta pode chegar a um ano, mas via de regra, essa barata morre antes disso por várias causas (tempo de vida – entre 100 dias e 01 ano).

Essa espécie de hábitos noturnos, costuma esconder-se em grandes grupos, em lugares próximos à fonte de alimento e à umidade, o que faz das cozinhas o seu lugar preferido. Gostam de descansar em contato com madeira, se houver. Apresentam uma especial preferência por alimentos fermentados e resíduos de bebidas (atenção: elas adoram cerveja e leite).
Os adultos podem viver ate um mês sem alimentos, desde que haja água, mas as ninfas só resistem 10 dias ao jejum total. Sem água, os adultos morrem em duas semanas.

Através dessas informações genéricas sobre a biologia dessa espécie, podemos perceber que sobre esse conhecimento repousa a metodologia de combate capaz de surtir melhores resultados.

One thought on “Barata Alemãzinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *